sexta-feira, 3 de maio de 2013

Situação dos brasileiros na Libertadores

Depois dos jogos de ida das oitavas de final, duas equipes brasileiras estão em boa situação. Outras três precisam reverter placares adversos, e o Grêmio, embora tenha vencido, sofreu gol em casa e não está em posição tranquila.

Palmeiras - Jogou fora de casa, próximo aos Estados Unidos, ao sul da Califórnia, em Tijuana, e conseguiu segurar o empate. Foi a primeira equipe a não perder contra os xolos fora de casa. Antes, o Tijuana derrotara San José (4x0), Corinthians (1x0) e Millonarios (1x0). Ainda teve um pênalti a seu favor não marcado. Ainda que rebaixado à série B e sem grandes jogadores, está em boa situação e deve avançar às quartas. O maior perigo é o meia-atacante Reasco. Se sofrer gol, o Palmeiras terá de vencer para se classificar.
Palpite: Palmeiras (no sufoco).

Grêmio - Atuou em sua Arena e não jogou bem. Diante do até então único invicto da competição, o Santa Fé, da Colômbia, o time do sul abriu o placar aos 28 minutos, com Vargas, mas foi prejudicado pela expulsão correta do zagueiro Cris, que, não bastasse deixar seu time com um a menos, o fez ao cometer pênalti. No segundo tempo, Fernando acertou um balaço de fora da área e resolveu. Mas o placar de 2x1 é perigoso. Se for derrotado por 1x0 no jogo de volta está fora. Tem tempo para treinar e viajar com antecedência. 
Palpite: Santa Fé

Corinthians - Não jogou bem na Bombonera e respeitou demais a fraca equipe do Boca Juniors. É mais time e se jogar como de costume deve fazer o placar necessário, de dois gols de diferença. Tem de tomar cuidado com escanteios e faltas próximas da área, principalmente se Riquelme jogar. O único jogador que pode resolver individualmente é Martinez, ex-Corinthians. O 1x0 da ida é ruim por não ter marcado gol fora. Se tomar no Pacaembu, precisará de 3. Com a possível volta de Renato Augusto e a recuperação de Danilo, provavelmente jogará o tempo todo no campo de ataque, com dois meias e dois atacantes, ou um meia e três atacantes.
Palpite: Corinthians

Atlético-MG - Desacreditado pela inexperiência na Libertadores e pela derrota por 2x0 no Morumbi na última rodada da primeira fase, o Galo contou com a ajuda de Lúcio e  também com boas atuações de Bernard e Ronaldinho para sair de São Paulo com bom resultado. Poderia ter matado o jogo com Rosinei, mas o passe de Luan foi muito forte. Se pressionasse, talvez o placar fosse maior. Preferiu assegurar o 2x1 e tocar a bola. Tem grandes chances de passar, pelo ótimo time e pelo retrospecto no Independência, onde não perde faz muito tempo.
Palpite: Atlético

São Paulo - Tinha a noite perfeita até os 35 minutos e tudo pra fazer ótimo placar contra o Atlético. Mas Lúcio deu aquela borrada no roteiro e prejudicou todo o esquema. Com  o 2x1 contrário em casa, e tendo como oponente o Atlético, vai ser difícil reverter em Minas. Terá que jogar como não tem jogado neste ano e contar com uma noite ruim dos atleticanos. Se Luís Fabiano jogar, a tarefa é menos árdua, mas ainda muito complicada.
Palpite: Atlético

Fluminense - Achei pênalti. Vi o lance duas vezes e acredito que Carlinhos fez a carga no atacante do Emelec. De qualquer modo, certo é que o Fluminense mesmo com a derrota deve se classificar. O 2x1 fora de casa é um resultado relativamente bom. Vitória simples classifica o Flu. Se Fred voltar, o ataque ganha poder e, mesmo sem uma casa para jogar - atuará em São Januário - o time carioca é melhor e só perdeu porque, a exemplo do Corinthians, foi cauteloso demais e jogou bola de menos.
Palpite: Fluminense

Em resumo, acho que entre as oito melhores equipes da América, quatro serão brasileiras. São Paulo e Grêmio ficam pelo caminho. Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e Fluminense avançam. Se isso de fato acontecer, teremos mais um confronto brasileiro, nas quartas, e será entre Palmeiras e Atlético-MG. 

Dia 16 de maio, as respostas.

2 comentários:

  1. Concordo com todos seus palpites henrique, só quero acrescentar uma coisa que poderá ser o combustivel para duas equipes brasileiras corinthians e sao paulo com um classico no domingo que define o finalista do entedioso campeonato paulista, o time que vencer poderá vir embalado para consiguir a classificação na copa libertadores o são paulo se derrotar o corinthians com um bom futebol chega forte para encararar o time do galo e com a volta de luiz fabiano fica mais facil a vida são paulina por mais dificil que seja o jogo em BH .já o corinthians o pra mim o melhor time do pais mas que esse ano nao desenvolveu o seu melhor futebol mas se todos os jogadores jogarem o que sabe nos tornamos praticamente imbativeis como no ano passado que tomamos apenas 4 gols na libertadores ,se jogarmos bem contra o SP e classificarmos para a final do paulista vamos forte e podemos ate atropelar o time do boca jr em pleno pacaembu e depois pegar outra equipe argentina o velez se viermos com um bom futebol passamos por eles e duelaremos frente a frente com ronaldinho gaucho e companhia com totais condições de chegarmos a final como franco favorito a vencer a libertadores novamente. Sendo assim concretizando certamente um dos maiores times que a maior nação preta e branca ja teve ....

    ResponderExcluir
  2. Francos favoritos, foi longe demais.
    Atlético é o favorito, ou o São Paulo depois do que apresentou no primeiro tempo.

    ResponderExcluir