terça-feira, 14 de maio de 2013

A convocação da seleção do Felipão

   Na manhã de hoje, Luiz Felipe Scolari anunciou sua lista de convocados para a Copa das Confederações, a ser disputada este ano, aqui no Brasil. 

   Evitando aqui toda a conversa fiada de José Maria Marin, que pediu a união do povo brasileiro pra torcer para o Brasil, e que todo o resto seja esquecido agora - o "resto" provavelmente seja os vídeos de ameaças e de autoritarismo por parte dele enquanto parlamentar do regime militar brasileiro - partimos para o que interessa de fato. Falar sobre os jogadores convocados, e sobre os que não foram também, mas que o poderiam ser tranquilamente.

   Foram chamados:
Júlio César (QPR), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo) para o gol.
Daniel Alves (Barcelona) e Jean (Fluminense) para a lateral-direita.

Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid) para a lateral-esquerda.
Thiago Silva (PSG), Réver (Atlético-MG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern) para a zaga.
Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern), Paulinho (Corinthians) e Hernanes (Lazio) para o meio, como volantes.
Jadson (São Paulo), Oscar (Chelsea), Lucas (PSG) e Bernard (Atlético-MG) para o meio, como armadores.
E, na frente, Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional), para o ataque.

   É claro que sempre será difícil escolher 23 jogadores num grupo de, no mínimo, 40 selecionáveis, uma vez que o futebol brasileiro, no auge ou em crise, revela muitos jogadores bons, de nível de seleção, que seriam opções nos melhores elencos do mundo.

   Mas deixo aqui minha insatisfação com alguns nomes, não por defeito técnico deles, mas por estarem no lugar de outros, dos quais, os principais: Julio César, Jean, Filipe Luís, Luiz Gustavo, Jadson, Hulk e Leandro Damião.

   À vaga deles, eu convocaria, respectivamente: Cássio (Corinthians), Marcos Rocha (Atlético-MG), Adriano (Barcelona), Ramires (Chelsea), Ronaldinho (Atlético-MG), Osvaldo (São Paulo) e  Jô (Atlético-MG).

   Explico: Júlio César já foi titular de uma Copa, falhou. Está num bom momento, mas vejo Diego Cavalieri e mesmo o Jefferson à frente tecnicamente. Cássio merece a convocação.
Jean é volante de origem e atua, portanto, improvisado na direita. Ainda que fosse genuinamente lateral-direito, acho que Marcos Rocha marca melhor e ataca com mais qualidade.
Filipe Luís não é ruim, mas não mostrou futebol para seleção. O Adriano, além de bom ofensivamente, é versátil, e pode até mesmo jogar improvisado na direita.

Luiz Gustavo é um ótimo primeiro volante. Mas David Luiz já fez essa função, e, por saber jogar com a bola, é uma boa opção para ocasionalmente substituir Fernando. Portanto, em lugar de Luiz Gustavo eu chamaria o Ramires, que, além de marcador, apoia muito bem o ataque.
Jadson está tendo sua melhor temporada no São Paulo. Mas seleção para mim é momento, e, no momento, tanto Oscar quanto Ronaldinho jogam mais que ele.
Hulk chuta muito bem. Precisão e força. Mas é só. Osvaldo é rápido, dribla fácil, toca bem, sabe chutar a gol. Merecia ser chamado.
Por fim, novamente bato na tecla que futebol é momento. E, hoje, Leandro Damião joga muito abaixo de Jô. Essa a maior injustiça da convocação, em minha opinião.

   O Brasil precisa vencer a Copa das Confederações. Acredito nisso, porque é uma forma de amenizar a pressão sobre o time. Contudo, se não jogar bem, e principalmente se não vencer a Copa em 2014, a possível vitória este ano servirá apenas para retardar uma série de críticas e protestos crescentes.

   Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário