sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Propaganda ofensiva, bem maquiada

          A propaganda tornou-se algo tão importante atualmente que até mesmo em vestibulares o tema tem sido cobrado, basta dizer que tanto a Vunesp como a Fuvest colocaram em suas provas textos que se referiam diretamente ao meio publicitário e suas funções, suas abordagens e o efeito pretendido e obtido por esta ferramenta.
          Todos os dias novos comerciais aparecem na TV, pop-ups nos irritam na internet, e os outdoors já são parte do meio urbano. Em meio a tanta informação, nota-se que grande parte dos trabalhos são inteligentes e criativos, pois abordam o produto de maneira bem-humorada e correlacionada ao cotidiano do comprador, que se sente inserido nessa realidade, e talvez por isso instigado a comprar, a consumir.
          Eu só acho, porém, que algumas obras publicitárias apelam um pouco para o lado financeiro das pessoas. Não só o financeiro, chegando às vezes a brincar com costumes e com a moral de grupos ou de esteriótipos sociais... Cheguei a esta conclusão após ir comer um pastel com meu pai. Estava sentado frente à televisão do bar, e observei um cartaz da Sky, operadora de sinal de televisão, no qual li a frase: "Em que época você vive que não tem Sky?"
          Pensei, li novamente e então lembrei-me de que por várias vezes já havia escutado tal frase nos comerciais sempre bem-humorados da televisão. Uma modelo famosa e novos artistas a cada comercial dão o ar de graça à propaganda, mas para mim esta frase não cai bem. Não cai bem, pois, a meu modo de ver, a gente vive numa época em que milhões de pessoas, inclusive brasileiros, passam fome, não tem moradia, não tem família, não tem roupa ou cobertor para o frio, nem sequer tem um registro que os identifique como gente! E aí, seria esta uma boa resposta à Sky?
          Aliás, indo menos distante, há famílias com casa, carinho, comida, cobertor e tudo o mais, que, no entanto, batalham por uma boa escola aos filhos, para bancar um plano de saúde já que depender do SUS significa sofrer e às vezes morrer... Vivemos numa época de diferenças... Numa época de tristeza e sofrimento para tanta gente, que se depara com um anúncio e com tal indagação, colocando-nos em cheque diante de um questionamento moral sobre nossa condição de vida. Ter Sky, no Brasil, é estar além da época em que vivemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário