quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bonito é ser feliz

          É simples falar em felicidade quando o problema não é seu.
          É fácil aconselhar, mas difícil é absorver um conselho.
          Além dos nossos sonhos, metas e desejos, o problema do outro é sempre mais fácil e menos incômodo. Não ponderamos a aflição daquele que está ao nosso lado... Olhamos simplesmente para nós e pensamos que um dia seremos felizes, realmente e independentemente de qualquer coisa, felizes, por fim.
          Mas eu sou feliz. Sim, eu sou. Há de se falar da tristeza de viver neste mundo, mas isso é assunto pra outro debate.
          Eu falo em realização, em estar bem consigo, em estar despreocupado com mesquinharias, em estar belo, tranquilo e em nostalgia, em estar livre e carregar a simpatia, simpatia presente no sorriso feliz, otimista, sincero.
          O que seremos, como viveremos, se rico ou mais ou menos estaremos, se com um milhão ou com somente um amigo, o que importa mesmo é poder dizer-se verdadeiramente feliz. E evite o choro. Chore apenas se houver um motivo muito forte, e chore mais se for de alegria. Pois o sorriso é mais animador.
          No final das contas, atolado em dívidas ou milionário, certo é que a dificuldade imposta pela vida não pode ser desculpa para a tristeza. E seja honesto. Trabalhe, pense, organize as ideias, corra atrás. Amanhã uma melhora aparecerá. Não se desespere, não se iluda, não se julgue demais. Não desanime, que há pessoas boas, tão melhores que nós que se preocuparão conosco. Calma, que bonito é ser feliz, é estar irradiante, é disfarçar a cólera, a tristeza e o desespero com aquele sorriso, aquele sorriso resgatado do fundo, aquele que te faz arrepiar, e orgulhar-se por ter mantido na dificuldade a vontade de viver.
          Sorrindo mais e sendo mais compreensivo, calando quando o diálogo será improdutivo, acho que encontraremos a beleza. Não se trata de beleza física, trata-se da beleza de saber viver sem pisar no próximo e sem desanimar. De viver feliz.
         Seja você, mesmo que seja estranho, e procure a felicidade. É difícil? Provavelmente sim, só não podemos deixar de tentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário