quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Política de transparência do governo brasileiro

   A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, visita nesta semana os Estados Unidos, para encontro com Barack Obama, presidente americano. A ida da presidente tem como objetivo uma reunião diante de chefes de Estado e também a apresentação do plano de transparência de governo, acordado entre ambos os países.
   Porém, como acreditar que um governo como o nosso será transparente? Aliás, o que significa transparente, transparência? Por enquanto o termo mais adequado ao governo de nosso país seria "invisível", pois tanta cosia errada que acontece, tanta corrupção é encoberta pelo próprio governo.
   
Ninguém, absolutamente ninguém desse povo brasileiro tem 100% de acesso às informações do governo! Aliás, nem 100%, nem 50%, nem nada. Ao menos o governo tem de viabilizar a disponibilização ao povo do que é feito com o dinheiro arrecadado de impostos. Quanto é investido em saúde? E em segurança, educação, transporte? Quanto foi desviado? Quanto foi parar na conta do Maluf, do Sarney, de não sei mais quem? Será mesmo necessária toda essa quantia de funcionários públicos, ligados ao governo, que temos por aqui? 
   Político tem décimo terceiro salário, tem férias no meio do ano, tem viagem paga pelo governo, tem isso, tem aquilo... Tem mais direitos que qualquer trabalhador do povo. Político tem dinheiro para colocar o filho na escola particular, para mandá-lo estudar no exterior. Políticos (alguns), empregam familiares no governo, compram votos em época de eleição. Nada é descoberto. Aliás, nada é feito, não há pena, punição, na maioria dos casos.
   Política de transparência do governo... Conta outra vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário