terça-feira, 21 de maio de 2013

Palpites para o Brasileirão

Daqui a cinco dias começa o Campeonato Brasileiro 2013. 

Este ano, a maioria dos times entrará com força máxima já na primeira rodada, uma vez que dos seis brasileiros classificados às oitavas da Libertadores, quatro estão fora. Apenas Atlético-MG e Fluminense seguem na briga, nas quartas-de-final.

Com a mudança de formato e calendário da Copa do Brasil, os times que participam da maior competição nacional de clubes também poderão utilizar força máxima desde o início.

É difícil - eu diria quase impossível - palpitar sobre o final do campeonato antes mesmo dele começar, mas pelo panorama atual, é possível fazer algumas previsões seguras. 

Ainda há janela de transferências no meio do ano, e provavelmente alguns jogadores fundamentais em suas equipes saiam, como Neymar e Paulinho. Ainda assim, vamos aos times e aos palpites:

Atlético-MG: Melhor time do país ao lado do Corinthians, segue vivo na Libertadores. Forte na zaga e no setor ofensivo. Réver e Leonardo Silva, com grande ajuda de Marcos Rocha, garantem a segurança defensiva. Bernard, Ronaldinho, Tardelli e Jô dispensam comentários na fase atual. Palpite: garante vaga na Libertadores de 2014, figurando no G-4. Não brigará pelo título em razão da disputa da Libertadores.

Atlético-PR: Mostrou pouco na pré-temporada, atuando com a equipe sub-23. Mas no segundo turno do estadual, com a equipe considerada titular, venceu com folga e decidiu com o Coritiba. Mesmo assim, briga para não cair, mas o palpite é que fica entre o décimo-primeiro e o décimo-quinto lugares.

Bahia: Vive péssima fase, com crise na presidência e falta de bons jogadores. Sem perspectiva de melhoras. Cai para a série B.

Botafogo: Montou um bom elenco, com um ótimo time titular. Campeão estadual por antecipação com folga. Briga por Libertadores, mas não pelo título. Seedorf será fundamental.

Corinthians: Campeão Paulista, manteve o elenco campeão mundial e se reforçou com Gil - o melhor zagueiro em atividade no país -, Renato Augusto e Pato. Mesmo que Paulinho seja negociado, mantendo o restante do elenco, é um dos favoritos ao título. Chega forte neste Brasileirão.

Coritiba: Com Alex em ótima fase, não deverá se preocupar com a série B. Por falta de elenco, não chegará na Libertadores. Termina 2013 entre a oitava e a décima-terceira posições.

Criciúma: Recém-chegado da série B, foi campeão estadual e tem bom time. Sem artilheiro ou ótimos jogadores, mostrou-se frágil fora de casa, mas em seus domínios costuma ser um adversário complicado. Luta para se manter na séria A. Não cai.

Cruzeiro: Tem Dedé, Diego Souza, Dagoberto e Borges, fora outros bons jogadores. Fez um ótimo Campeonato Mineiro, perdendo o título para o Galo, num jogo em que ficou boa parte do tempo com um a menos em campo. Se mantiver o elenco e contar com a força da torcida no novo Mineirão, briga por título. Disputa apenas a Copa do Brasil, mais longa e generosa com os clubes, por isso incluo no hall dos postulantes ao caneco.

Flamengo: Está se remontando, apesar das dívidas e da falta de opções boas e baratas no mercado. Estará no top 10, mas não briga por título e dificilmente consegue vaga na Libertadores. De sexto a décimo na tabela.

Fluminense: Não tem o melhor time ou o melhor elenco do país, mas sabe jogar pontos corridos e já mostrou sua força como visitante, o que é essencial pra quem almeja o título. Ainda que esteja na Libertadores, briga pelo título, pois, diferentemente do Galo, não vejo o Tricolor das Laranjeiras chegando às finais da competição sul-americana. Figura o G-4 do Brasileirão.

Goiás: Subiu ano passado, e montou uma equipe regular. Venceu o estadual com dificuldades diante do Atlético-GO, com empate por 2x2. Briga para não cair. Se não fizer os resultados como mandante, cai.

Grêmio: Mesmo na péssima fase vivida atualmente, acredito que fará um bom Campeonato Brasileiro, pois tem elenco pra isso. Briga por título e figura o top 5.

Internacional: Tem D'alessandro, Damião e Forlán. Exige respeito, embora o setor defensivo deixe a desejar. Briga apenas pelo G-4, pois dependerá muito dos três melhores do time jogando sempre bem para que a equipe tenha chance de título.

Náutico: Tem um time inferior ao de 2012. Briga para não cair. Se não conseguir a excelente campanha como mandante do ano passado, cai.

Ponte-Preta: Foi bem no Paulistão, e parece manter o elenco, ou a maioria dele. Não cai e fica na metade da tabela. De nono a décimo-terceiro.

Portuguesa: Não tem torcida, e o time é mediano. Não é páreo para mais da metade das equipes da série A. Briga para não cair, e cai.

Santos: Com ou sem Neymar (evidentemente que se ruim com ele, pior sem ele), não tem elenco para competir com os maiores adversários. Vence grande parte dos jogos na Vila, mas sofre muito fora dela. Não briga por título, e, caso Neymar fique, terá de jogar muito para que o Peixe figure o G-4. Termina entre a sexta e a nona posições.

São Paulo: Vive momento ruim, mas tem bom elenco e Rogério no gol, provavelmente pela última vez. Briga por título e por Libertadores.

Vasco: Está com um time ruim, e a diretoria vive em crise, sem dinheiro. Figura a parte debaixo da tabela, abaixo do décimo lugar. Com este time, briga para não cair. Se vacilar, cai.

Vitória: Deu show no estadual, mas Brasileirão é outro papo. Tem um time regular, com Renato Cajá e o artilheiro Dinei como destaques. Fica do décimo lugar para baixo. Não cai.

Em resumo, 5 equipes brigam pelo título (Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio e São Paulo), não estando o Galo neste grupo por conta da Libertadores, torneio no qual creio que o Atlético estará na final. Bahia, Portuguesa, Náutico e Goiás são os favoritos à queda, embora Criciúma, Vitória e Vasco estejam neste grupo, com Atlético-PR próximo. Inter, Santos, Botafogo e Atlético-MG brigam com os 5 favoritos ao título por vagas no G-4. O restante termina no meio da tabela, sem aspirações ou riscos de queda.

E você, concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário