sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mudanças interessantes no futebol europeu

     O futebol europeu chega ao auge da temporada. A final da UEFA Champions League se aproxima, e os amantes do esporte estão sendo, de certo modo, surpreendidos pela força alemã.
   
     Porém, embora o jogo dentro das quatro linhas esteja bastante interessante, as maiores notícias vem de fora dos gramados. Nesta semana, à véspera da partida entre Borussia Dortmund e Real Madrid, em Dortmund, o jornal alemão Bild publicou em seu site que Mario Götze, joia amarela criada nas categorias de base do clube, estava fechado com o rival Bayern. Horas depois, ambos os clubes confirmaram a notícia, dando início a revoltas e lamentações de torcedores aurinegros, e a especulações sobre o time ideal de Pep Guardiola.
   
     Dias antes, os rumores da saída de José Mourinho do clube merengue ganharam força. A ida do português para o Chelsea é o destino apontado pela imprensa esportiva. Nada confirmado.
   
     Os blues, superabastecidos financeiramente, devem contratar também Falcao Garcia, do Atlético de Madrid. Sobrará para alguém. Demba Ba e Torres também são centroavantes, e é difícil imaginar o futebol contemporâneo no 4-4-2 clássico. Logo, vê-se que o mercado será movimentado.

     Voltando à Alemanha, após os dois massacres desta semana, Bayern e Borussia novamente estão na capa dos jornais. Não mais tanto pelas vitórias, mas sim, novamente, pelo mercado. Lewandowski teria dois contratos com o Bayern. O clube nega. No começo do ano, o polonês declarou que gostaria de sair ao final da temporada. Por outro lado, enquanto os bávaros, milionários, vão ao mercado, Pep Guardiola estaria aprontando sua lista de dispensa. E nesta lista, os primeiros nomes seriam Arjen Robben e Mario Gomez. Não é de se duvidar. O mesmo ocorreu no Barcelona, em 2008: saíram Ronaldinho Gaúcho, Deco, Eto'o e Ibrahimovic. Robben perdera espaço no time de Jupp Heynckes. Mas Kroos se contundiu, e Robben está em ótima forma. Hoje é o titular. Não é, porém, nenhum garoto, e sua saída é mesmo provável. Cairia como uma luva no Real Madrid; Mario Gomez é grande, o autêntico 9, matador. Não combina com Guardiola. O espanhol, porém, já apresentou nomes que vão além de Götze. Sugeriu Wayne Rooney - atualmente sem tanto brilho no United -, Luis Suarez e Lew4ndowski. O nível é alto.
   
     E a lista de possíveis negociações é muito maior. Kaká foi sondado pelo Galatasaray. Nada feito. Além de Mourinho, outro técnico está na boca da mídia: Jurgen Klopp foi mencionado como possível reforço do Real. Muitas especulações, pouca certeza.
   
     Para fechar com peso de ouro (literalmente), Cristiano Ronaldo há algum tempo é objeto de desejo do United. A multa é absurdamente alta, e o Real não quer perdê-lo. CR7 já deu sinais de saudade do Old Trafford.
   
      Mas uma coisa é certa: a janela de transferências do meio do ano será espetacular. Aguardemos ansiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário