quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A "justiça" em um país como o Brasil


   A cada dia que passa, via rádio, televisão e jornal, nos deparamos com casos e mais casos de violência e desgraça em nosso país, e o final dos casos é quase sempre o mesmo.
   A mãe, se é que podemos nomeá-la como tal, bate no filho, não alimenta a filha. Sai de casa, "larga" os dois ou três, pois cada vez a família aumenta mais, deixa-os trancados... Talvez com alguma comida na geladeira. Os vizinhos denunciam, ou até mesmo o próprio filho, que de tanta fome e medo vê na polícia a salvação. Localiza-se a irresponsável e daí em frente o "caminho" é ir à delegacia, prestar um depoimento qualquer e voltar ao lar. Este, apenas um mero exemplo dentre tantos existentes por aí. E aí pensa-se que uma vez chamada à delegacia essa mãe vai mudar, cuidar melhor dos filhos... Pudera fosse assim!
   Para a justiça o dever foi cumprido. Por quê prender uma mulher que bate nos filhos?! Vão esperar ela errar de verdade, se irritar com o recém-nascido e jogá-lo no lixo. Aí quem sabe ela vá presa... Sendo pobre pode até ser que fique um tempo "em cana", atrás das grades. Porque se você é abastado em dinheiro, não se preocupe: Não há nada aqui nesse país que bons advogados e brechas na Lei não resolvam.
   Pena tenho dos policiais... Uma tarefa ingrata de capturar o bandido, para depois vê-lo solto pelas ruas, rindo da situação. A polícia prende! A justiça solta! "Justiça"... Soa irônico. E assim seguem os casos. E não duvide que o vilão de hoje, de amanhã, tenha sido o filho bom, espancado ontem pela mãe, que sem opções de fuga encontrou na rua e no crime uma forma de vida "melhor", ou menos pior, digamos.
   A verdade, amigos, é que o crime se espalhou por todos os cantos desse nosso país, atingindo todos os tipos de classes sociais, não havendo mais importância se o indivíduo tem melhor ou pior renda. Sem a presença de uma justiça forte que faça juz ao nome, que se faça valer da justiça em primeiro lugar, e que ponha medo em quem faz coisa errada, a situação só tende a piorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário